Dicas, depoimentos de gente que está no mercado há muito tempo, receitas em linguagem descomplicada, tudo periodicamente renovado, à sua disposição.

Dicas

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Dicas que podem melhorar seu atendimento, trazendo maiores lucros a seu restaurante.

 

Pontualidade

O horário de funcionamento é muito importante.  Abrir a casa no horário marcada é importantíssimo. Além do horário, certifique-se de que ao abrir sua casa tudo estará devidamente preparado. É muito  desagradável para  o cliente entrar e encontrar funcionários sem uniformes, varrendo o salão ou arrumando as mesas.

Fechar antes do horário também não é boa política: corre-se o risco de deixar clientes de última hora do lado de fora.

 

 Garçom 1

Para um garçom, não é só o atendimento rápido que faz a diferença, também é importante deixar a mesa do cliente sempre limpa, o chão livre de sujeira, as cadeiras arrumadas.

Outro fator importante é que ele não atrapalhe o cliente que está atendendo, ou a mesa ao lado.

O garçom deve ser prestativo, simpático e sobretudo discreto.

 

Garçom 2

O garçom é seu vendedor, pois é ele que vende os pratos e bebidas disponíveis em seu bar ou restaurante. Quando o cliente pergunta sobre um prato,  é importante que seu garçom esteja a par de todas as opções de seu cardápio.

É desagradável para o cliente ouvir a  frase:  “Vou perguntar ao Chef” .

Utilize no cardápio fotos profissionais de seu prato e descrições detalhadas sobre o preparo do mesmo.

 

 Mesas e cadeiras

É muito importante que as mesas estejam em boas condições, pois o cliente não está disposto a equilibrar um copo de bebida ou fazer malabarismo para cortar uma carne enquanto a mesa balança.

É importante checar frequentemente se há alguma mesa ou cadeira que está com problema em sua estrutura e providenciar rapidamente seu conserto ou substituição.

 

Equipe

Muitos restaurantes trabalham com “praças”, onde cada garçom é responsável por um determinado número de mesas. Isto é uma maneira prática de coordenar o atendimento, mas não quer dizer que se o cliente de uma praça chamar o garçom de outra praça ele não deve atendê-lo.

 

Reposição

Em casas que trabalham com reposição, esta  deve ser automática. Quando o restaurante oferece a possibilidade de repor o produto, deve-se estar certo de que esta reposição chegará até a mesa continuamente. É chato ter que solicitar reposição toda hora.

 

Telefone

O cliente jamais deve ficar esperando no telefone por informações básicas. Quando ele telefona, independente de quem atenda, essa pessoa deve conhecer todas as informações, pois a espera pode irritar o cliente. Não oferecer as informações básicas sobre sua casa é mandar o freguês para o concorrente.

 

Conta

A comida pode ser maravilhosa, o atendimento impecável, mas na hora da conta a demora é enorme. É uma falha imperdoável.

Lembre-se:  o serviço não está completo até o momento em que o cliente deixa o restaurante.

 

Higiene e limpeza

Higiene e limpeza são fundamentais. Nunca deixe uma mesa suja: papeis, palitos, água, restos, etc devem ser removidos imediatamente.

Cuidados redobrados com a limpeza dos utensílios,  chão, paredes e banheiros. A limpeza da casa é um ótimo cartão de visitas.

 

 

Dicas e truques úteis na cozinha

 

  • Para tirar cheiros em geral das mãos, (p.ex. peixe, alho, cebola) nunca use detergente ou sabão.

Experimente lavar as mãos com água enquanto esfrega nelas uma colher de inox ou uma faca (do lado contrário ao da lâmina claro) como se fosse uma barra de sabão. O cheiro desaparece como por magia!

Outro truque para tirar o cheiro a alho das mãos é esfregar com salsa ou com borras de café.

  • Para não chorar ao cortar a cebola existem vários truques.
    Espete na ponta da faca um pedaço de pão (o pão vai “absorver” o ácido da cebola que nos faz chorar);

Experimente também cortar a cebola fresca, ou seja, coloque previamente a cebola descascada na geladeira;

Corte a cebola debaixo de água fria.

  • Para verificar a qualidade do ovo, pegue numa taça funda e encha de água. Mergulhe os ovos  observe, se algum ovo boiar, é porque está estragado.
  • Para um prato que ficou muito salgado, junte-lhe uma batata crua partida. Deixe ferver um pouco. A batata vai absorver o sal em excesso.
  • Para dar um toque especial ao café, acrescente um pauzinho de canela. O café vai ganhar um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.
  • Para claras em neve, bata-as com os ovos à temperatura ambiente. Se conservar habitualmente os ovos na geladeira, tire-os meia hora antes de batê-los. Se quiser claras bem firmes junte também uma pitada de sal quando as for bater.

 

Dicas para o sucesso do seu restaurante

 

  • Estude o mercado e identifique  as possibilidades.
  • Entenda e se informe sobre o negócio que você vai montar.
  • Verifique se o capital que você tem disponível está de acordo com o tipo de negócio. que você quer montar.
  • Planeje. Planejamento é essencial.
  • Sempre procure novos fornecedores.
  • Atualize-se sempre. Pequenas mudanças de hábito se refletem em grandes economias.
  • Seja um empreendedor criativo, batalhador e acredite naquilo que está fazendo.
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